Fazenda Vaccaro
  Em 2006 devido a grande demanda por visitação em nossa unidade de produção de cachaça orgânica e pesquisa em fruticultura orgânica, resolvemos implantar uma área de lazer com estrutura para melhor atender o visitante. Saiba mais sobre a
Fazenda Vaccaro .::
Fazenda Vaccaro
Cachaça Orgânica Artesanal Serra das Almas
  Conheça nossa linha exclusiva de produtos. Clique aqui .::
Nossos Produtos
 



Desde sua fundação em 1998 a Fazenda Vaccaro trabalha com agricultura orgânica, a certificação pelo IBD (instituto biodinâmico) com sede em Botucatu SP www.ibd.com.br foi liberada em 2002.

Em 2000 a Fazenda Vaccaro implantou uma mini agroindústria para produção da primeira cachaça orgânica do Brasil “Serra das almas”. O projeto contemplava a inclusão de 30 agricultores no processo verticalizado de produção, para isso a Fazenda Vaccaro doou 60% da agroindústria na forma de comodato e a administração semelhante a de uma cooperativa, fornecia assistência técnica, mudas e certificação orgânica gratuitamente. A estimativa era de que cada agricultor teria renda de 10.000,00 ao ano com 0,5 há de cana, plantadas em suas propriedades,veja como funcionou por cinco anos o programa lendo o (contrato de parceira agroindustrial). Em 2004 a Fazenda Vaccaro ganhou o prêmio melhor projeto social da Bahia devido a este programa, concorreu com mais de 1.500 empresas Baianas inscritas (nossos prêmios e certificados). Infelizmente até 2006 não foi possível comercializar quantidade suficiente para manter o programa, o qual foi interrompido neste ano, a Fazenda Vaccaro acumulou perdas no valor de 200.000,00 com o programa da “integração solidária”. A Fazenda Vaccaro só saiu do vermelho em 2007, ano em que obteve 15.000,00 de resultado positivo, após 7 anos de trabalho e mais de um milhão de reais investidos (contando com as perdas) somente no setor cachaça orgânica.

Desde 2003 a Fazenda Vaccaro vem exportando esporadicamente para Itália, Alemanha, Suíça, Inglaterra, França e Dinamarca, até o momento foi exportado 25.000 garrafas na totalidade. O principal mercado da Serra das Almas é Salvador.

Em 2001 a Fazenda Vaccaro introduziu o Morango orgânico em Rio de Contas, foram apenas 23 mudas, durante dois anos estas mudas foram reproduzidas e distribuímos para algumas famílias de agricultores familiares, estes agricultores receberam orientação técnica para trabalhar organicamente. Entre 2004 e 2007 mais de 30 famílias obtiveram renda significativa com a atividade. Devido a comodidade em reproduzir as próprias mudas e ao aumento da fonte de inoculo de doenças fungicas, em 2008 a maioria dos plantios ficou inviabilizado devido ao ataque destas doenças. Estamos apostando na utilização de mudas novas provenientes de viveiristas idôneo para reativar a atividade.
O programa social do morango teve investimento muito baixo (3.000,00) em comparação com o projeto da integração solidária na cachaça orgânica e a geração de renda foi bem maior.

Colhemos em média 50 sc de café ao ano, em 2011 atingiremos média de 80sc ao ano. Somos cooperados da Cooperbio (Cooperativa dos agricultores orgânicos e biodinâmicos da Chapada Diamantina), são mais de 80 produtores de café orgânico certificado na Chapada, divididos em cinco municípios. A safra de 2009 será a quinta safra do grupo comercializada como orgânica.

Colhemos em média 800 cx de citros ao ano (ponkan, laranja lima, laranja pêra), a partir de 2011 deveremos atingir 1.200 cx ao ano. A comercialização é local juntamente e com o mesmo preço dos citros convencionais da região.
Em 1999 foi implantada uma agrofloresta com mais de 30 espécies de árvores em uma área de 1,3 há. atualmente temos 27 espécies identificadas por placas com nome comum e científico, em um roteiro que passa serpenteando dentro da agrofloresta.
Foi feito também pesquisas com 25 variedades de pêssegos e ameixas, 6 variedades de maçã, 22 variedades de cana. Mantemos exemplares das variedades mais adaptadas para produção de mudas.

 

 
 
Nossos produtos são representados por profissionais de vendas em várias partes do Brasil e do mundo. Saiba quem são. Clique aqui .::
 
A equipe da Fazenda Vaccaro mantêm um canal aberto com seus clientes. Utilize este canal para entrar em contato conosco. Clique aqui .::
Rio de Contas
 
Rio de Contas
Rio de Contas é, reconhecidamente, um pólo de turismo histórico, com valor inestimável para a Bahia. Saiba mais sobre a cidade de Rio de Contas .::
.
A agricultura orgânica, visando a não utilização de agrotóxicos e adubos químicos solúveis, foi o único sistema de agricultura durante mais de 10.000 anos. Sua sustentabilidade dependia de maior respeito à natureza.
Saiba mais .::
.
nossas certificações
home | missão | produtos | certificações | distribuidores | produção de cachaça | agricultura orgânica | contatos
Copyright © 2004-2005 . Webtiva.com . Todos os direitos reservados.
home contatos créditos do site versão em português english version missão agricultura orgânica nossos produtos produção de cachaça nossos distribuidores nossos prêmios e certificações rio de contas